sexta-feira, 1 de outubro de 2010

reflexão pós-prandial


Acabo de chegar do almoço...


aí a maré alcalina me invade e com isso o sono pós-pança cheia, portanto só me resta filosofar...


voltei do almoço pensando em como os restaurantes a quilo (à kilo?- bateu dúvida e tô com preguiça de jogar no google) simbolizam a nossa sociedade a beira de um colapso (repara não, vi 2012 ontem, ainda tô chocada pensando que preciso armazenar gasolina, aprender a pilotar, achar um maluco com mapa das arcas e arrumar uma vaga pro avião na minha rua - porque não tenho dinheiro no banco, nem parentes importantes) ....


na época da faculdade eu almoçava quase todos os dias com meu pai... e ele, doido porém gênio, não gostava de ir a restaurante "aquilo"..... dizia que dava uma agonia quando ele via aquele monte de opção, e ele ficava indeciso, agoniado, e sempre acabava com um prato nonsense, com estrogonoffe, feijão, salada, frango, peixe, farofa e um pedaço de churrasco em cima...


realmente, antigamente era muito mais comum o P.F., prato feito... você sentava no restaurante e pelo mesmo preço, você tinha umas 5 opções...... pensava alguns segundos e dizia "garçon, traz o prato número 3"....


se você fosse habituè (oi? francês?) da casa, o garçom te via e dizia "boa-tarde, o de sempre?"....


e você podia relaxar e saber que logo logo seu filé com fritas tava chegando... tempos mais seguros, mais pessoais, sei lá...


claro que ainda existem os restaurantes a la carte (tô abusando no vocabulário hoje), onde você tem um menu com carnes, frangos, massas, e as opções são maiores, porém mais organizadas.... e mais caras também, por isso quem almoça na rua acaba caindo no buffet a kilo....


isso acontece comigo, e tenho uma técnica... tenho pratos feitos na minha mente... chego e arrumo o prato dentro de uma daquelas opções pré-estabelecidas na minha mente, saca?


coisa de gente doida, mas facilita, principalmente quando tô com muita fome e um pouco desnorteada quando vejo tanta comida junta...


mas sério, é uma mudança essa maneira de comer... mostra que hoje a gente quer tudo a nosso dispor, rápido, pronto, muitas opções, reis do mundo culinário gastronômico........


temos o poder nas mãos, e tudo a nossa frente... o prato é nosso, o restaurante é nosso, nosso jeito de comer e de organizar a comida no prato, diria a galera com TOC...


sei lá, tô viajando, mas acabei de comer e tô com um mega-blaster-super-sono....


e como o mundo vai se acabar, tudo pra mim está tomando formas de sinais do cataclisma, até mesmo o restaurante da esquina....


enfim, sono e falta do que fazer não combinam mesmo... té mais...

Um comentário:

  1. Essa mudança dos padrões de nossa sociedade que precisam do imediatismo, do "prá ontem que eu tô atrasada"...
    Daí chegam os vírus e sacaneam todos...

    ResponderExcluir