sábado, 26 de março de 2011

Ferris Bueller goes "Escher"


Bom dia amigo culto, fino e antenado com a arte mundial, quiçá extraterrestre... Hoje fui ao último sábado da exposição "O Mundo de Escher" no CCBB. Muito legal.


Meu cachorro me acordou às seis da manhã,então resolvi levantar, chamar Bernardo e batalhar um up na minha vida cultural. Cheguei na porta da exposição às oito e meia, já havia uma filinha na porta. Depois de um pacote de biscoito waffer, entramos numa boa.


Claro que é genial, mesmo que você nunca tenha ouvido falar em Escher mas quis assistir porque foi o grande programa do carnaval depois de ficar engarrafado atrás de algum bloco na chuva.


Logo que cheguei, as pessoas em fila olhavam os quadros expostos, passavam com uma cara totalmente Ferris Bueller no museu... muito bom... alguns faziam umas expressões hilárias denotando inteligência e refinamento.


Bernardo ficou chocado com o gato histérico. Sério, achei que ele fosse chorar, porque ia de uma janela pra outra, irritado porque não conseguia pegar o gato no pulo. A projeção na parede não fez muito sucesso, ele perguntou se ia engolir ele... eu falei: "sei lá filho, na Holanda tudo pode acontecer".......


O fato é que Escher era louco e gênio, e sinceramente, queria muito curtir uma onda com ele... tudo bem que o mais próximo de "uma onda" que eu tive hoje foi ter metade da minha boca anestesiada no dentista e depois comer um lanche no MacDonald´s, mas e daí... tudo vale nessa experiência louca, tá ligado?


Bernardo passava pelos quadros sem muita animação... eu tentei instigar: "olha ali, quantas cabeças tem naquele quadro?"... "muitas, mamãe."... ele só se animou quando viu escadarias de Hogwarts. E quis ver 2 vezes o filme em 3D, o que me fez lamentar não ter levado um dramin. Ele gostou dos vídeos e dos quadros que "faziam o peixe nadar"... que sinceramente também me deixaram levemente mareada.


Quando descemos, parecia liquidação do lápis vermelho. Muita gente. E lá fora a fila era de assustar. Aí lanchamos, e entramos na fila para tirar a foto famosa, na caixa quadrada, e qual foi minha surpresa quando Bernardo se negou a pagar tal mico. Fiquei revoltada! "Meu filho você não vai deixar mamãe tirar essa foto e colocar no Facebook, mandar pros amigos, mostrar ao mundo minha interação com a arte?"... não adiantou eu pedir muito...


Sentindo que já tinha visto muita coisa rodando numa só manhã, partimos para o dentista. O que eu gostei mais? A caveirinha "nos óio"... Bernardo só fala no gato...


Beijos,


M.C. Escher, bonde do holandês sem freio.
PS: perceba que nesse post a foto está deslocada, mas se você se afastar um pouco e inclinar levemente a cabeça para o lado esquerdo inclinando o corpo sobre os próprios calcanhares pode cair de cara no chão.

Um comentário: