sexta-feira, 4 de maio de 2012

A última feirinha do resto de nossas vidas



Esse ano Bernardo está sendo alfabetizado... se alfabetizando... aprendendo a ler e escrever...

Ainda não tive tempo de digerir bem toda essa idéia, pela situação louca da rapidez em que o inscrevi no sorteio do Cap.

Não penso naqueles clichês "meu bebê está crescendo", ou "agora ele vai se desgarrar de mim"... estou muito feliz e ansiosa, porque adoro ler e Bernardo ama livros, então esse ano será marcante e especial.

Outro dia falei pra ele que na próxima bienal do livro ele já estaria lendo, e perguntei o que ele achava disso... a resposta foi ótima:

- Mãe, vou correndo na parte de livros de adulto, que eu ainda não li.

Ele é abusado, e está curtindo tudo na escola nova. Quando falo que ele já sabe ler juntando as sílabas, ele diz que não sabe, enrola-enrola. Mas de vez em quando pego ele lendo cartazes, revistas, e outdoors.

Fomos à Feira do Livro Infanto Juvenil, como reza nossa tradição familiar milenar. Enchemos nossas sacolinhas de pano com marcadores para nossa coleção, Bernardo ainda pegou mais para levar para os amigos da escola e da van.

Fomos 2 vezes na feirinha do livro. No primeiro dia, eu e ele. No sábado, a família Griswold foi completa, encontrando amigos pelo caminho.

Compramos diversos livrinhos com frases menores, para que ele possa ler sozinho daqui a pouco, e não pude escapar de levar um "Nárnia" com ilustrações maravilhosas.

No sábado ele levou dinheiro que ganhou da avó para comprar livros que ele escolhesse. E ele sem hesitar escolheu um livro enorme com uma pedra vermelha dentro de um círculo dourado na capa: um "manual de espionagem".

Ano que vem como será a feirinha? e a bienal?

Uma das coisas que penso nesse ano é como a leitura é uma conquista maravilhosa para uma criança. Não apenas ser capaz de sozinho escolher as próprias aventuras nas páginas dos livros, mas a capacidade de decifrar o mundo, lendo tudo que passa pela frente.

Quanta emoção espera meu filho... mudanças incríveis que ele ainda passará na vida, conquistas, descobertas, aventuras, estudo, provas, desafios...

E tudo isso juntando letrinhas, sílabas e palavras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário