sábado, 22 de janeiro de 2011

Meu abrigo em Tiradentes


Hoje é dia 20 de janeiro... estou no quarto de uma pousada simples em Tiradentes. Tudo que preciso está aqui neste quarto comigo. Uma mala com roupas, água e lanche para nossas próximas refeições. A bolsinha com nossas coisas de viagem, que vai nos manter limpos e saudáveis pelos próximos dias. Outra bolsa com remédios de "primeiro socorros".


Somos sortudos, eu, meu marido e meu filho: nosso cachorro está com a gente. Ele tem água e ração para esses próximos dias. Na bolsa ele tem até mesmo o remédio que que toma para aliviar a dor que às vezes sente na pata traseira direita.


Estou muito feliz, porque está uma noite linda e quente, e temos um ventilador para refrescar e dormir melhor. Somos muito sortudos, temos nossos documentos, temos até a máquina fotográfica onde registramos nossas memórias.


Nesse nosso abrigo temos roupa de cama limpa, espaço para ajeitar tudo o que trouxemos.


São 23:25. Dormi lá pelas 20:00, e agora escrevo. Dormi mais do que nesses últimos dias, quando acordava de madrugada para revirar armários, tendo sempre a sorte de poder encontrar o que doar para outros abrigos humanos e animais.


A dona da pousada, após meu pedido de usar o computador para saber notícias do Rio, perguntou se eu me incomodava de levar doações. Tem muita roupa de cama, mesa e banho aqui, ela disse, que eu guardo para ajeitar, mas quero doar. Agradeci mais uma vez, porque nesse meu abrigo temporário tenho solidariedade de desconhecidos.


Tive um sonho com meu filho, um sonho psicodélico onde voávamos num cavalo... isso porque antes de dormir havíamos tido uma conversa sobre não fazer birra, e pra tentar botar ordem na casa, ameacei de não levá-lo para andar a cavalo se não se comportasse. Quando acordei vi meu filho do meu lado, sorrindo enquanto dormia, suado. Aqui no nosso abrigo eu posso educar meu filho com tranquilidade, posso sonhar e acordar feliz.


Nesse quarto, tenho tudo o que preciso, sou uma sobrevivente da vida, com muita sorte, e nunca rezei tanto para agradecer por isso. Nessa viagem tenho tudo que amo comigo, e é por isso que rezo para que essa noite, em todos os quartos e abrigos, todos possam dormir em paz.

2 comentários: