quarta-feira, 16 de março de 2011

Tereco Teco Ziriguidum


Hoje uma fã (rs,rs) disse que sentia saudade do blog... e aí tomei um susto ao perceber que em fevereiro não escrevi nada e que março já tá quase acabando (ok, exagerei de leve...)...


Essa mesma amiga me levou a Sapucaí pela primeira vez, quando esse ano desfilei pela Vila Isabel... nosso mecenas descolou uma fantasia na ala da comunidade, e adorei a idéia de defender a coroa em meu pavilhão e mostrar na avenida um pouquinho de Brasil, iá-iá.


Lógico que minha alegria durou pouco (até a primeira TPM). As amigas que desfilariam comigo são totalmente Fio Maravilha - elas são loucas por futebol e carnaval, e minha alegria fugaz desapareceu na primeira enxaqueca.


Mas tentei fazer meu melhor, fui a ensaios técnicos na Vinte e Oito de Setembro, berço de Noel e tudo o mais. Às quartas à noite... com aquele calor de fritar cérebro... ou SEJE, meu lado boêmio não apareceu, e eu tomava esporro da harmonia porque não estava dando meu sangue pela escola.


Peguei minha fantasia na véspera do desfile, e fiquei encantada porque era linda mesmo. Quando vesti, me achei a própria Maria Antonieta, e depois de 5 minutos percebi que não poderia sentar com aquela saia com estrutura de ferro, e me liguei que a peruca que pegaríamos no dia seguinte deveria pesar pacas e minha animação foi realmente desaparecendo...


Bruno pegou a fantasia no dia do desfile, e aí eu vi que o projeto de saia de baiana que eu usaria era brincadeira de criança diante da calça com babado que ele ia usar, porque era tão apertada que precisou da ajuda da minha irmã e do meu cunhado pra ele conseguir vestir... e depois que a calça entrou descobrimos que ela não iria sair, e portanto ele não podia fazer xixi, pois estava entalado...


Tudo ficava cada vez mais carnavalesco. Chegamos à Sapucaí ás nove da noite para nos maquiarmos. Uma maquiagem de nobre frânces, que só iria entrar na avenida às três da manhã, ou SEJE, cada vez mais e mais desafios à minha animação momesca.


Depois de besuntarmos a cara com uma gororoba branca, ganharmos purpurina dentro do olho e uma boquinha de coração, fomos pegar as perucas... minha reação foi sair gritando surtada: "Cê jura, Martinho da Vila??"... era a peruca da foto acima... e recebemos um pedacinho de barbante para amarrarmos a dita cuja na cabeça.


Lá fomos nós pra concentração. Pensa numa pessoa animada... essa não era eu... (desculpa comunidade).


Claro que na hora em que você vê a avenida e ouve o samba, tudo se enche de luz e cor como num sonho. Não que eu estivesse vendo alguma coisa com a peruca gigante. Sério, só conseguia sambar com os olhos, e minha expressão facial tentava denotar felicidade por debaixo da maquiagem grudenta.


Acaba o desfile, e meus amigos animados resolvem esperar a bateria... tive vontade de gritar: "Cê, jura, Noel Rosa??"... como disse, eles têm uma paixão enorme pela coisa. Chovia, e você pode pensar que foi um momento de puro lirismo... não...


Por isso, enquanto voltava pra casa e tirava a maquiagem, me desmontando da personagem, ouvia na minha cabeça "A Marcha da Quarta-Feira de Cinzas" e pedia desculpas a meu amado Vinicius pela minha falta de amor e poesia.


Mas foi tudo muito legal. Quem nunca foi, vá. Afinal a gente tem que sempre experimentar coisas novas e engraçadas, principalmente com amigos divertidos.


Ah, sim, eu pude gastar muita da piada pronta, pois a Mangueira entrou logo depois.


Beijos,


Jorge Perlingeiro.


4 comentários:

  1. Oba, oba, vc voltou!!!
    Vou curtir ainda mais seu blog, agora que saímos do universo virtual e nos conhecemos pessoalmente!!! rs
    Beijoooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Aninha,
    Pode deixar que ano que vem já estão separados os lugares em uma ala coreografada pra vocês. É bem simples, são apenas 3 ensaios por semana de outubro até o carnaval e no dia do desfile você chega apenas as 12h MEIO DIA (se o desfile for as 3h da manhã) para se concentrar e fazer o "aquecimento" ...
    Bjs
    Mecenas

    ResponderExcluir
  3. Também estava com saudades dos seus posts aqui no blog, e estava louca pra saber como foi o desfile.
    Tô contigo... parece maneiro, mas imagino o perrengue! Quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  4. Ana! Sensacional seu texto, alías "as usual".
    Mas vc deu mole, menina! Perdeu o desfile das campeãs....
    Pra vc ter ideia do clima de amor e ternura do desfile o "aspone Tiririca" veio pedir desculpas por ter sido chato nos ensaios, D. Vilma e o outro coordenador, falando "forma a ala como quiser" sem "segue a fila" rsrsrs.
    Tudo bem q o Gustavo conseguiu tomar mais esporro neste desfile pq parou de desfilar pra tentar fotografar o Zico kkkkk
    Ano q vem tem mais!!
    Beijos, fã, amiga "fiomaravilha"

    ResponderExcluir