segunda-feira, 16 de maio de 2011

A rosa e o sorvete, o sorvete e a rosa...




Esse final de semana foi de intensas comemorações - Bernardo melhorou da virose e pediu para celebrar comendo um lanche no McDonald´s... então sábado fomos à Radio Maluca dançar um jongo (onde fui até o nível mais baixo como mãe: ao chamar meu filho pra dançar e ver que ele se recusava, falei que se ele dançasse comigo ganharia um lanche feliz com brinquedo - ou seja, agora é oficial: eu não tenho escrúpulos ou dignidade)....



Depois de tanta cultura, fomos ao shopping lanchar e nos jogar no consumismo. Encontramos com amigos da escola, e nos divertimos muito.




Domingo foi uma aventura ainda maior, acordei cedo para levá-lo no Parque Laje, onde está acontecendo uma programação especial: "Domingo no Parque", várias atividades para as crianças acontecendo ao mesmo tempo.

Falei pra Bernardo que iríamos sair para explorar, e ele se jogou na proposta... falando sem parar, sentou-se comportado no carro, e ao longo do caminho tentava adivinhar aonde estávamos indo...

Quando chegamos no Parque Laje, ele ficou meio irritado, queria saber onde estavam as "aventuras de verdade"... Antes que uma crise política internacional estourasse em função dessa insatisfação, comecei a falar que logo encontraríamos cavernas, lagos, árvores gigantes...

Ele adorou a caverna, que chamou de "o buraco da Alice"... fez com que eu desafiasse o bom senso e a gravidade enquanto passava por aquelas pedras cheias de limo e lama... fiquei impressionada ao lembrar que quando era criança eu corria por aquelas grutas com minha turma da escola, e agora só de olhar fico pensando no tombo, no mico, no fêmur quebrado, nas sessões de fisioterapia...

Quando chegamos do outro lado da caverna, ele ficou impressionado com as estalactites... eu fiquei impressionada por lembrar das aulas da escola e saber a diferença entre estalactite e estalagmite, questão que sempre caía na prova de ciências...

Achou que o laguinho era "bobo", porque os peixes estavam com "preguiça"... eu defendi meus amigos astrológicos, disse para Bernardo que nem eram 10 da manhã, de repente os peixes tinham saído no sábado à noite e estavam cansados... ele não achou graça, e resolveu procurar outra caverna...

Corria animado, subia escadas, queria fazer tudo ao mesmo tempo, molhava a mão no lago, se equilibrava nas pedras... e quando começou a animação no evento, quis correr para ver as atrações - não sem antes me pedir para brincar com ele no "círculo", porque ele queria ver o "balabaLista" mas era "tímido".... eu disse que brincava, mas não iria me meter a equilibrar pratos...

O evento foi muito legal... um grupo de animadores circenses, um cara tocando música para crianças, contadores de estórias, oficina de percussão, espaço para artes... e o que deixou ele realmente impressionado: toddynho...

Havia um estande onde eles distribuiam bolinho Ana Maria, água, toddynho e maçã para quem estava participando, e Bernardo pirou em ver uma fonte inesgotável de toddynho... falou que ali era ótimo porque as crianças "precisam de alimentos" e volta e meia me fazia voltar ao estande para repor as energias.

Na hora da oficina de arte ele desafiou o próprio TOC ao sentar num plástico que era coberto por uma massa feita de lama, terra, cola colorida, guache, onde as crianças podiam pegar materiais recicláveis e inventar de tudo... fizemos bonecos e barquinhos...


Depois fomos até a Escola de Artes Visuais... aí foi a cena mais fofa e engraçada... a princípio ele ficou animado para entrar naquele "castelo", subiu as escadas, tirou foto... mas quando ele viu aquele portão interno, de onde se vê a parte de dentro e a piscina, ele congelou...

"Vamos, filho..."
"Não"
"Vamos lá, Bernardo, olha a piscina"
"Não"


Quando vi que ele tava com medo, fui andando na frente, e ele logo correu atrás de mim e segurou minha mão com força, perguntando, baixinho:

"Mãe, aí dentro é outro país?????"


Depois fui entender que ele achava que aquele portal dava para outro lugar, segundo ele "tipo Nárnia"... e durante os primeiros minutos ele ainda afirmava que ali era um outro país ou um outro planeta... só depois de ver outras crianças mexendo na água da piscina é que ele foi se tranquilizando....

Nosso passeio foi ótimo... e fiquei com uma sensação engraçada ao perceber como o mundo de fantasia é real para ele, que vive com essa linha tão tênue... Quando ele vê as aventuras de Alice, Edmundo, Lucia, Suzanna, Pedro, Harry, Rony, Hermione, ele realmente acredita que tudo aquilo é real, e que vamos encontrá-los na próxima esquina....


E eu entrei no carro com a certeza de que realmente passamos por outros mundos durante nossas aventuras de domingo num parque...... e que é muito mais divertido viver assim, esperando o incrível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário