sábado, 12 de dezembro de 2009

´feliz aniversário, envelheço na cidade!

contarei cenas fortíssimas dos bastidores da festa de meu filho....

como boa pessoa educada na mais "radical" educação católica, fiquei esquizo e pari meu filho dia 26 de dezembro.... isso que dá ser Maria em Auto de Natal!

meu filho é quase um Santo, e podia ter me vingado de todas as ziquiziras que tive na gravidez e ter colocado o nome dele de Natalino....

se soubesse como seria o início da amamentação, tinha chamado de Jesuino Natalino, porque nome composto é bem melhor, principalmente pra dar bronca.....

o caso é que começo a ver as coisas da festinha dele em setembro, quando minha irmã vê as coisas da festa de Lili......

isso por 2 razões:

1- sou insana e ansiosa
2- depois do dia das crianças, tudo é Natal!!!

Saara, Mercadão de Madureira, é só Papai Noel... um saco pra mãe "do it yourself" que nem eu...

e não tem nada mais insuportável que circular pelo comércio ouvindo a Simone cantar "Então é Natal, .. Hiroshima, Nagasaaaaaaaaaki", ou aqueles Cds com Jingle Bells no ritmo de pagode...

ou seja, são meses de loucura.... e eu sempre invento umas coisas que com total clareza vão arrancar o resto de sanidade mental que ainda me sobra, tipo fazer bolinhos com cara de bichinhos, fazer docinhos, enfeites, e ainda o bolo de 3 andares..... que Bernardo pediu mil vezes....

aí você pode pensar: "pô, louca, é só dizer pra criança que não vai dar, que bolo de 3 andares não rola e tudo"..... dar limitespra criança é tudo nesse mundo moderno, certo? NOT........

porque meu filho é uma pessoa com uma memória e insistência que me assustam....

na semana da festa, foi aniversário do meu pai, e minha mãe fez um bolinho na fôrma de pudim.... ele olhou e disse: "vó, foi vc que fez esse bolo?" minha mãe toda feliz: "foi!!!" , e ele bem blasé: "o do meu aniversário vai ter 3 andares, brigadeiro e jujuba"...............

ou seja... não tive opção....

daí minha avó, que tem 81 anos e é uma figura, era "boleira" quando jovem, disse que vinha me ajudar a fazer o bolo (apesar de eu estar acostumada a fazer bolo de aniversário pra família toda..)...

nisso meu cachorro labrador gigante tinha comido quase um saco inteiro de bala juquinha uns 2 dias atrás, e resolveu colocar tudo pra fora justo nesse dia em que estávamos na "operação bolo de 3 andares"...

volta e meia tinha que parar o que estava fazendo pra acudir o cachorro , ou pra dar esporro, prq ele, apesar de estar colocando plástico de bala pra fora, queria mesmo era comer o bolo, ou os docinhos, ou o que viesse....

Bernardo acordou e como toda criança na véspera de aniversário tava DOIDO.........

aí minha vó diz: "vamos lá gente, sabe que tem uns 20 anos que não faço um bolo, rs,rs,rs"........ ???????

como assim??? anota aí, mais uma pra eu tomar conta....

na hora de fazer o bolo que ficava na base, minha avó pirou no leite, e a massa ficou mole demais.... eu que já tava relax, falei, "vamo nessa"....

ai ela riu e disse: "é que tem uns 35 anos que eu não faço um bolo, rs,rs,rs,rs"........???? ²

nisso, por favor não se esqueçam de filho humano e canino enlouquecidos.....

se não fosse Jane-Jane (minha babá) e Mary (babá da minha avó, rs,rs,rs), acho que não teria sobrevivido, porque elas estavam enrolando os docinhos enquanto eu tentava lembrar meu próprio nome..

na hora em que tinha que rechear os bolos e tal, minha avó sentou, toda sistemática.... e do nada ela manda:

"gente, vou contar uma coisa pra vcs, mas é segredo..... se eu olho assim meio de lado, não tô enxergando nada, rs,rs,rs,rs, acho que é catarata, rs,rs,rs,rs" com uma faca gigante na mão, acertando o bolo e colocando recheio...... vó do Chucky, saca?..... insana...

nisso eu fazendo os malditos bolinhos, que às vezes ficavam meio vesgos, mas eu realmente não estava me importando com mais nada.....

aí minha mãe chegou com os enfeites, e depois de levar Bernardo na escola (após ele dar uma crise histérica pra tomar banho que me fez dar um jeito no ombro), deixei o povo fazendo os bolos e fui pro play arrumar a decoração com Mamy...

nisso ligo pra marido comprar mais bala Juquinha, porque percebi que não ia encher todos os saquinhos surpresa, tendo em vista o desfalque feito pelo cão....

quando subi pra casa, lá estava o bolo de 3 andares.... mas com um detalhe.. o bolo-base, aquele do leite em demasia, começou a pender pro lado e foi ficando cada vez mais "Torre de Piza"....

e quando entrei na cozinha as 3 olharam pra mim com uma carinha feliz tipo " e aí, vamos fazer o quê?"...... minha vó (que a essa altura deve ter lembrado que na verdade não devia fazer um bolo há uns 50 anos), disse que eu tinha que pegar as sobrinhas de bolo e ir enfiando por baixo, pra dar uma "base"......

e lá fui eu....

todos foram embora, busquei Bernardo na escola, e na volta eram apenas eu, ele, o cão e o bolo caindo.... além dos bolinhos e brigadeiros de copinho que nem sonhavam em começar a ficar prontos....

foi duro, povo... mas consegui dar uma recauchutada na base do bolo, que ficou torto, mas não despencou, forte e bravo.....

agradeço a meu marido por ter feito a cobertura de brigadeiro e jogado em cima, porque lá pras 10 da noite meu ombro doía tanto que passei mal, de verdade.... e Bernardo só foi dormir quase 1 da matina.....

enfim, termino o post agradecendo minha avó pela diversão...

não importa que eu quase surtei ou que o bolo quase caiu... ela fez o bolo do bisneto, e isso é uma felicidade que não tem bufê chique que proporcione...

Jane e Mary, obrigada....

agradeço ao cão que colocou os plásticos de bala pra fora, senão teria que carregar ele pro veterinário, ia ser horrível de verdade.... até ele aprendeu a transformar algo que tinha tudo pra dar merda em piada.....

" porque o que se leva dessa vida, coração, é o amor que a gente tem pra dar!"

Um comentário:

  1. Buchecha,

    sei que agora não adianta mais, mas se tivesse me dito que ia fazer o bolo, né? (aliás pq todo mundo sabia menos eu?).

    Pra fazer bolo grande em tres camada pode-se comprar umas bases de plástico (é uma mini mesa de trés pernas) que vc finca no bolo e serve de base para a camada de cima. Aí as pernas da base de cima ficam sobre a base de baixo que fica sobre a bandeija. Tipo uma base estrutural.

    bjo gde,

    Tatoo

    ResponderExcluir